
O Desafio da Boeing: Teste de Impacto Controlado
No dia 1º de dezembro de 1984, um Boeing 720 caiu no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos. Mas este não foi um acidente comum. Este teste, chamado de Controlled Impact Demonstration (CID), tinha como objetivo avaliar a eficácia do FM-9, um polímero criado para reduzir os riscos de incêndios em acidentes aéreos.
O Boeing 720 foi pilotado remotamente por Fitzhugh Fulton, piloto da Força Aérea norte-americana. Enquanto isso, sensores da aeronave coletavam dados e câmeras registravam o impacto em diferentes ângulos.
Os Resultados do Teste
O resultado foi dramático: a fuselagem sofreu danos significativos e o combustível pegou fogo. Segundo informações de um relatório da NASA, levou mais de uma hora para apagarem as chamas.
Conclusões do Teste
A agência espacial concluiu que os compostos do combustível modificado ajudaram a evitar que o incêndio fosse ainda mais catastrófico, mas a mudança não foi efetiva o suficiente para reduzir a propagação ou a intensidade do fogo. Assim, os resultados do teste levaram a FAA a suspender as solicitações de que as companhias aéreas adotassem o composto no combustível dos seus aviões.
Impacto do Teste
Mesmo assim, o teste rendeu informações importantes sobre resistência estrutural e comportamento de materiais em condições extremas. Com os dados obtidos, os especialistas estudaram mais a fundo a taxa de sobrevivência a acidentes aéreos, e a FAA determinou novas regras para a prevenção de incêndios e para o uso de materiais antichamas nos aviões.