
Um Problema Oculto no Switch 2: A Velocidade da Mídia Física
O lançamento do Switch 2 trouxe consigo várias inovações e mudanças na forma como os jogos são distribuídos. Um dos elementos que geraram mais especulações foi a adoção de cartuchos físicos chamados Game Key Cards (GCK), que não contêm o jogo em si, apenas uma licença para baixá-lo. Muitas pessoas pensaram que a razão por trás dessa escolha fosse o corte de custos, mas talvez isso não seja o caso.
A resposta veio de Rob Banti, engenheiro de áudio da Snowdrop Engine (motor gráfico da Ubisoft), que explicou o motivo pelo qual Star Wars Outlaws foi lançado como um GCK no Switch 2 em vez de ter a mídia física tradicional. A razão não foi corte de custos, mas sim a velocidade de transferência de dados do cartucho para o console.
De acordo com Banti, a comunicação entre o cartucho e o console é feita via eMMC, que tem um limite de velocidade de 400 MB/s. Isso significa que jogos pensados para SSDs e consoles mais novos podem não conseguir pegar dados a tempo para funcionarem bem no Switch 2. Talvez se um jogo for pensado desde o começo para o Switch 2 seja possível ultrapassar essa barreira, mas não foi o caso com Star Wars Outlaws.
Essa informação pode ser importante para os desenvolvedores de jogos que planejam lançar seus títulos no Switch 2. Além disso, isso também pode afetar a forma como os jogos são distribuídos e o tipo de mídia física utilizada.